15.11.23

Crônicas de uma cidade fantástica 19

 


Segundou. (Não. Este substantivo não merece virar verbo, mas, neste espaço, abriremos uma exceção.) O despertador só vai tocar às 5 h, mas algo nesse teu novo corpo (de mais de 50) e, agora, ele decidiu que não tem tempo a perder. Então, às 4, você, deitado na cama, parece que tomou um litro de café. (Só agora faz sentido as pessoas que acordam às 3, às 4, para correr, se esticar, se espremer... É isso. Faz sentido aquelas caras de tristeza e o mau humor frequentes.)

Ok. Se não tem jeito, não tem jeito. (Melhor levantar e começar logo a semana. Tem um feriado logo aí à frente.) Até por que já está fazendo 4 mil graus, com previsão de recebermos o próprio Diabo de tanga em algum condomínio na Barra. Pelo menos vai dar tempo de tomar um banho frio - frio, modo de dizer. Vamos levar este mundo maravilhoso aos nossos alunos e tentar mantê-los animados.

Você não é o que se pode chamar de alguém vaidoso, mas, morando no Rio de Janeiro do Rio de Janeiro, o brasil do brasil (do Brasil), escolher uma camisa é uma aventura considerável. Ia com a polo básica, mas lembrei do calor do capeta e achei melhor não. Uma vermelha não é interessante porque eu não sei quem domina a região do meu trabalho. As camisas de super-heróis que meu filho me deu me assustam, pois não sei quem é o miliciano local - e também não quero que pareça que eu sou o miliciano. (Isso não faz o menor sentido, mas morando no Rio... você comece a agir estranho.) Por fim, uma camisa velha deve me deixar isento e passar o recado que importa: que o estrupício que nos desgoverna devia nos pagar o piso para os professores da rede.

A situação é tensa. Tão tensa que, para qualquer debate, eu já lanço o trunfo: mas não esqueçamos que estamos falando do Rio de Janeiro. Pronto! Qualquer coisa que vier depois parece coerente. Como: tem um homem-aranha assaltando os prédios no Grajaú. Ou: deixa eu ver o aplicativo "Onde tem tiroteio" para saber se eu devo escrever alguma última orientação...


***

Imagem produzida através de Leonardo A.I. (https://app.leonardo.ai/ai-generations)

No comments:

Post a Comment